Alunos, professores e funcionários, todos têm a necessidade de memorizar algo em um momento ou outro. Os alunos podem precisar memorizar fatos matemáticos, poesia ou texto para testes pesados de informações. Alunos e funcionários adultos frequentemente têm a necessidade de memorizar fatos para reuniões ou para fazer apresentações. E cada uma dessas diferentes memorizações pode ser feita usando técnicas diferentes. O truque é descobrir qual técnica ou estratégia funciona melhor para você ou para seus requisitos específicos.
A memorização não é tão difícil quanto você poderia imaginar. O problema é que a maioria das pessoas só tenta memorizar lendo o mesmo texto repetidamente.
O cérebro trabalha para reter a memória por meio do uso de neuroquímicos, transmissores e sinapses. Esses produtos químicos produzem vias no cérebro. Quanto mais o caminho é usado, mais forte é o sinal no cérebro. Considere seu número de telefone. Como são 7 números que você usa de forma consistente, eles vêm facilmente à mente quando você deseja relembrá-los.
Outros números podem não ser memorizados tão facilmente - como a carteira de motorista. Este é um número que você pode anotar com pouca frequência, então a via química é muito mais fraca. O ponto crucial aqui é que quanto mais você usa as informações, com mais firmeza elas ficam arraigadas em sua memória.
Aqui estão algumas técnicas que o ajudarão a determinar o método que funciona melhor para você:
1. Para obter mais informações, experimente este processo de 4 etapas:
a. Usando seu computador digite qualquer fato que possa aparecer no teste ou que você precise para a apresentação.
b. Leve suas anotações para uma sala silenciosa e leia a primeira frase em voz alta. Agora repita sem ler.
c. Repita isso com a segunda frase; adicione uma nova frase até que tenha memorizado todas as frases de suas anotações.
d. Agora tire uma soneca - a nova memória é frágil e as pesquisas mostram que o sono ajudará a mantê-la.
2. Uma reviravolta diferente nisso é primeiro organizar as notas em seções que façam sentido, tenham padrões, são familiares ou outras formas que irão quebrar as informações em padrões. Em seguida, siga as etapas listadas no número 1.
3. Algumas informações são melhor memorizadas dentro e fora da ordem e, para esses fatos, você pode tentar cartões de anotações.
a. Os cartões de anotações devem ser mais grossos para que você não possa lê-los.
b. De um lado, com tinta preta, escreva a palavra em maiúsculas. No lado oposto, escreva o conceito / definição / ideia em letras minúsculas em outra caneta de cor.
c. Misture os cartões de anotações. Encontre um lugar tranquilo para ensaiar.
d. Passe algum tempo testando a si mesmo usando os cartões. Se você respondeu às perguntas corretamente, coloque-as em uma pilha, e outra se você respondeu incorretamente e ainda uma terceira se a resposta não estiver certa.
e. Agora pegue as cartas que você não acertou e examine-as até que as tenha acertado. Repita com a terceira pilha de cartas.
f. Agora misture as cartas e repita o teste desde o início, fazendo as mesmas três pilhas ao responder às perguntas.
g. Repita até obter todos eles corretos.
O uso de cartões de anotações permite que você teste a si mesmo ao longo do dia, quando você pode ter um minuto livre.
4. Um dispositivo mnemônico é outra ferramenta que alunos e professores têm usado para memorizar informações por décadas. Este é um método de aumentar a memória e pode ser aliterativo ou ter uma natureza rimada para ajudar a melhorar a facilidade. Os mais populares são aliteração, sigla, rimas, grupos, números, imagens e poemas.
Você pode criar seu próprio dispositivo mnemônico ou usar um comum. Por exemplo, quando crianças em idade escolar se lembram das cores do arco-íris para aprender o nome: Roy G. Biv
vermelho
laranja
Amarelo
Verde
Azul
Índigo
Tolet
Outro comum são os nomes dos planetas em ordem:
Meu (Mercúrio)
Muito (Vênus)
Educado (Terra)
Mãe (Marte)
Just (Júpiter)
Servido (Saturno)
Nós (Urano)
Nove (Netuno)
Você pode usar esta ferramenta para ajudar a lembrar o ambiente ao seu redor, nomes de pessoas, informações para escolas ou negócios, viajando em um país estrangeiro ou tentando aprender outro idioma.
5. Aprender e guardar poesia na memória é outro tipo de informação que você pode querer reter e recuperar. A recuperação desse tipo de informação requer compreensão e incorporação das informações, em vez de pura memorização. Ao incorporar as técnicas de leitura sobre o conteúdo e tentar compreender a informação e a forma como está estruturada, ajudará no processo de memorização.
DANIELA OLIVEIRA - MARÇO/2022
ENGLISH FOR TEACHERS BY DANI
Comments