Estratégias de aprendizagem são métodos que os alunos usam para aprender conceitos. Essas estratégias podem variar de técnicas usadas para melhorar a memória, hábitos de estudo ou estratégias de fazer testes para melhorar os resultados. As estratégias de aprendizagem são a abordagem individual de uma pessoa para aprender e recuperar informações. Os alunos que não sabem ou não aprendem boas estratégias geralmente aprendem passivamente e acabam falhando.
Alguns tutores ou instituições de ensino ajudarão os alunos a aprender estratégias para melhorar seu aprendizado. Esta instrução se concentra em ajudar os alunos a aprenderem a ser alunos mais ativos e a resolver problemas com mais sucesso.
Algumas estratégias de aprendizagem mudam o design da instrução, como o uso de perguntas antes, durante e depois da instrução. Isso é chamado de método de loci e é uma técnica clássica de melhoria da memória.
Outra estratégia de estudo típica é o SQ3R, que sugere que os alunos usem 3 etapas diferentes para melhorar seus hábitos de estudo e memória. Essas etapas incluem (1) levantamento do material para compreender totalmente o escopo do que deve ser aprendido, (2) desenvolvimento de questões sobre o material antes de estudar, (3) leitura do material, (4) relembrando as idéias-chave para melhorar o compreensão e aprendizagem do conteúdo; (5) revisar o material por meio de perguntas, notas e material de leitura.
As instituições que ensinam estratégias de aprendizagem tentam dar aos alunos técnicas completas para melhorar sua capacidade de aprender. Programas completos abordam como os alunos geralmente adquirem informações. Isso inclui como parafrasear informações para que o aluno coloque as informações em suas próprias palavras, o que melhora a compreensão, lembrar informações, fazer perguntas e fazer previsões sobre o que está por vir.
Programas que ensinam estratégias de aprendizagem também avaliam o que os alunos fazem com o conhecimento depois de adquirido. Isso significa que os alunos devem ser capazes de recuperar as informações que retiveram. Ao desenvolver dispositivos mnemônicos, auxiliares de memorização e aprender novo vocabulário, os alunos estão mais preparados para se preparar para o teste.
A maneira como os alunos se expressam ao comunicar seus pensamentos em frases, bem como aprender como se automonitorar em busca de erros e abordar suas tarefas com confiança, são outra parte do aprimoramento das estratégias de aprendizagem. Os alunos precisam maximizar sua recuperação.
Nenhum único critério ou fator de aprendizagem e recuperação é mais ou menos importante do que qualquer outro. Os alunos também devem aprender como gerenciar seu estresse, bons hábitos de estudo e a importância dos prazos para completar sua capacidade de aprender, reter e recuperar informações.
DANIELA OLIVEIRA
MARÇO / 2022
Comentarios