top of page

Tudo sobre o Papai Noel

É justo que, uma vez que o Papai Noel tem a magnífica capacidade de visitar casas ao redor do mundo em uma única noite, mais de um lugar reivindicaria ser sua casa. É uma crença comum que o Papai Noel vem do Polo Norte invernal, mas o pessoal da Finlândia também dirá que o Papai Noel chama aquele país de seu lar. Para provar isso, os finlandeses vão até convidá-lo para visitar o Papai Noel em sua oficina antes do Natal ou durante o ano e conversar com o Papai Noel enquanto ele e seus duendes se ocupam para a expedição de Natal ao redor do mundo.



A popularidade das imagens e lendas do Papai Noel na América hoje pode ser atribuída ao poema 'Twas the Night Before Christmas', escrito por Clement Clarke Moore em 1822. Nesse poema, Moore descreveu São Nicolau como um alegre sujeito que voava de casa em casa em um trenó puxado por renas e esperava as crianças irem para a cama na véspera de Natal antes de descer pela chaminé para entregar os presentes de Natal para elas. Após a distribuição desse poema, a popular revista Harper's Weekly publicou caricaturas de Thomas Nast entre 1863 e 1886 que retratavam o Papai Noel como um sujeito alegre com uma grande barriga redonda e longa barba branca que usava um terno vermelho brilhante enfeitado com pele branca. Nesses desenhos, o Papai Noel também segurava um saco cheio de brinquedos para meninos e meninas sobre o ombro. Os desenhos também mostravam o Papai Noel lendo cartas de bons meninos e meninas, trabalhando em sua oficina com seus duendes, checando sua lista para ter certeza de que tinha todos os brinquedos necessários e até mostrava sua esposa, Sra. Noel.

A tradição do Papai Noel foi trazida para a América, no entanto, por colonos holandeses que se estabeleceram na cidade de Nova York, que na época era chamada de Nova Amsterdã. O verdadeiro São Nicolau é considerado um santo menor do século 4 com uma reputação de generosidade e bondade que deu origem a lendas de muitos milagres que ele realizou pelos pobres e infelizes. Uma das histórias sobre a lenda de São Nicolau é que ele salvou três meninas pobres que eram irmãs de serem vendidas para uma vida de escravidão ou prostituição por seu pai.

Reza a lenda que o Pai Natal concedeu às raparigas um dote para que se casassem. A lenda de São Nicolau levou a que centenas de pessoas se dedicassem a ele e, conseqüentemente, milhares de igrejas europeias se dedicaram a ele. Após o período da Reforma, entretanto, a prática generalizada e a adoração a São Nicolau desapareceram nos países europeus que eram protestantes, exceto na Holanda, onde a lenda de São Nicolau continuou. São Nicolau era conhecido como Sint Nikolaas, mas mais tarde foi corrompido para Sinter Klaas.



Colonos holandeses levaram esta tradição de Sinter Klaas para a cidade de Nova York, onde

foi adotado usando o nome inglês de Papai Noel. Com o tempo, a lenda holandesa

do santo bondoso foi combinado com antigos contos folclóricos nórdicos sobre um mágico que punia crianças malcriadas e recompensava as boas com presentes para dar origem às histórias que agora existem sobre o Papai Noel.

Acredita-se que o terno de Papai Noel com detalhes em vermelho e branco sejam as cores que o São Nicolau original usava, porque vermelho e branco eram as cores das vestes usadas pelos bispos tradicionais. Também se acredita que a Coca Cola Co. desempenhou um papel no que é considerado o visual popular do Papai Noel hoje por meio de pinturas do artista Haddon Sundblom que foram colocadas em alguns anúncios da empresa entre 1931 e 1964.


DANIELA OLIVEIRA

DEZEMBRO / 2021

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page