Você sabia que existe uma diferença entre leitura ativa e leitura passiva? Pense em um livro que você leu recentemente. Seus olhos estavam lendo as palavras, mas sua mente estava em outro lugar - você estava pensando sobre o último jogo de basquete, a conversa que teve com seus amigos ou a briga que teve com sua namorada. O que quer que o estivesse distraindo, sua mente não estava totalmente focada no material. De alguma forma, você se convence de que, se seus olhos estão lendo o material, seu cérebro o está absorvendo - mesmo que você não esteja se concentrando nele.
Você estava lendo passivamente.
Uma das técnicas de leitura mais importantes que os alunos devem praticar é a leitura ativa. Leitura ativa significa que sua mente está totalmente focada no material do livro à sua frente. Ler ativamente também significa ler para obter detalhes. Você pode tentar usar um marcador de texto e sublinhar os pontos importantes à medida que avança. Não cometa o erro de usar o marcador para tudo e ficar pensando em sua namorada novamente.
Antes de começar a ler qualquer material, você deve se perguntar por que está lendo e quanto precisa absorver. Ao obter as respostas a essas perguntas, você pode determinar com mais precisão o tipo de leitura necessária. Saber as informações de que você precisa também o ajudará a determinar se o livro escolhido o ajudará a responder a essas perguntas. O livro é muito fácil ou muito difícil? Ele pressupõe que você sabe demais ou outro livro atenderia melhor aos seus padrões?
Diferentes tipos de informação requerem diferentes formas de leitura. Por exemplo, uma pequena seção de matemática que descreve um conceito com problemas práticos requer uma leitura mais ativa do que uma pequena peça de ficção que você está lendo para se divertir. Se você tiver um bom entendimento do layout do material, poderá extrair as informações com mais facilidade e rapidez.
Por exemplo, se você estiver lendo artigos de jornais ou revistas, notará que os artigos geralmente cobrem apenas os destaques e partes interessantes, porque é isso que vende cópias. Examine o sumário ou índice e vá direto ao artigo que lhe interessa. Se você estiver lendo artigos específicos, descobrirá que artigos do tipo notícias têm as informações de que você precisa nos primeiros dois parágrafos, artigos de opinião têm informações de apoio no meio do artigo e artigos especiais são escritos para fins de entretenimento.
Se você estiver lendo documentos técnicos, mantenha um glossário por perto para entender os conceitos e o texto. Normalmente, é bom fazer anotações à medida que você avança no processo, para não perder os conceitos que agora entende.
As principais estratégias são saber o que você precisa saber antes de começar, para ser eficaz e eficiente em sua leitura. Saiba o quão profundamente você deve ler para obter as informações - você pode folhear, digitalizar ou estudar? Use os documentos de apoio, como índice analítico e glossários, para extrair o máximo de informações possível antes de começar e entenda a melhor maneira de extrair informações de diferentes tipos de material antes de começar.
É essencial que todos os alunos desenvolvam estratégias e técnicas de leitura que os ajudem a aprender, compreender, reter e recuperar informações e conceitos importantes. Essas habilidades dão a eles a capacidade de se tornarem leitores mais fortes e críticos, o que apenas melhora suas habilidades gerais como alunos.
DANIELA OLIVEIRA
MARÇO / 2022
Comments